top of page

PROGRAMAS

Investigue

 Investigue  

AVALIAÇÃO DA MODIFICABILIDADE COGNITIVA

​

Este programa destina-se à todas as pessoas que queiram entender o seu estado atual de funcionamento cerebral, em termos de funções cognitivas e operações mentais. Para essa investigação do funcionamento atual utiliza-se a AMC.

 

A  Avaliação de Modificabilidade Cogntiva - AMC, se define como uma avaliação dinâmica de propensão de aprendizagem.

Esta avaliação se baseia na modificabilidade, parte do pressuposto de que o ser humano possui uma mente plástica, flexível, aberta a mudanças, assim como um potencial, uma propensão natural para a aprendizagem. 

 

Sendo assim, a AMC possui um cunho educacional, se dispõem a entender o processo de aquisição de conhecimento de uma pessoa, como ela aprende? Como ela processa uma informação? Quais são as funções cognitivas que essa pessoa mais utiliza?

 

 Visto que, provavelmente, o jeito que uma pessoa pensa se correlaciona as funções cognitivas que ela mais utiliza. Outra questão central: o que é cognição? De maneira objetiva, seria a forma como o sujeito interpreta o mundo. 

 

Outras perguntas relacionadas ao processo desta avaliação cognitiva:  Qual o seu nível de eficiência? Qual a sua modalidade de linguagem? Qual seria o seu nível de modificabilidade? Que tanto essa pessoa é flexível?

 

Estas perguntas podem ser respondidas com a aplicação da bateria de instrumentos da AMC, cada qual com seus objetivos específicos, seu mapa cognitivo e protocolo de aplicação. Pode-se dividir a série de testes em três grupos de instrumentos:

 

Primeiro, os instrumentos com foco na organização visual, motora e perceptual.

 

Segundo, o grupo de instrumentos com foco na memória, como componente de aprendizagem.

 

Terceiro, instrumentos sobre os processos cognitivos e operações mentais altas.

 

Período de aplicação:

12 a 15 encontros.

Organize

 Organize 

Este programa promove o entendimento do funcionamento cerebral.

Pergunta-se: quais são as funções cognitivas requeridas para que uma pessoa possa planejar e executar uma tarefa?

Quais são os processos de ordem que cada pessoa estabelece, segue para resolver os seus desafios pessoais, acadêmicos e profissionais?

​

A base do trabalho no programa organize é o PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental- um programa de intervenção e desenvolvimento do funcionamento cognitivo, que prima pela mediação das funções cognitvas.

Ele é uma série de tarefas não curriculares, destinadas a reforçar as competências de aprendizagem através de vários exercícios cognitivos.

 

O que é isso?

 

Concebido para melhorar as estratégias de aprendizagem e do pensamento de um indivíduo, as ferramentas do Enriquecimento Instrumental são uma série de tarefas não curriculares realizadas com papel e lápis, com foco na função perceptivo-motor.

Há dois conjuntos de programas de Enriquecimento Instrumental: O programa PEI Básico para crianças e indivíduos com baixo funcionamento cognitivo, e o PEI 1, que é usado com crianças mais velhas, estudantes do ensino médio e alunos adultos de todas as idades.

 

Como funciona?

 

Durante as sessões do PEI, um mediador habilitado do Feuerstein Institute, leva os alunos individualmente ou em grupo em uma sala de aula, através de tarefas cognitivas cada vez mais complexas a trabalhar com eles sobre como analisar um problema e como resolvê-lo de forma sistemática. A natureza progressiva das ferramentas do PEI permite o progresso do aluno a ser monitorado, e o programa a ser modificado de acordo com as necessidades de desenvolvimento do aluno.

O PEI utiliza um estilo de ensino chamado mediação. Em termos gerais, a mediação significa ensinar informações para o aluno de uma forma significativa para eles, para que eles compreendam a lição e sejam capazes de aplicá-la em outros contextos.

 

PEI Básico

 

PEI Básico consiste em um conjunto de atividades de aprendizagem lúdicas que desenvolvem conceitos básicos e habilidades de pensamento das crianças a partir de 3 anos de idade até idosos. Através de uma série de tarefas cada vez mais complexas, os alunos exploram as operações de comparação, a orientação no espaço, a análise de formas geométricas, habilidades numéricas, empatia pelos outros e similares - todos com a ajuda de um mediador que orienta o aluno a desenvolver estratégias de problema resolução de problemas e pensamento analítico.

O PEI básico pode ser utilizado num ambiente de sala de aula, com pequenos grupos de alunos segmentados, e como uma intervenção terapêutica de um-para-um também pode ser uma preparação para o PEI 1, o que leva os alunos a níveis mais elevados de processamento mental e funcionamento cognitivo.

 

Texto traduzido e adaptado diretamente do site Feuerstein Institute - http://www.icelp.info/

Potencialize

 Potencialize 

Este programa oferece instrumentos para entender e acessar os processos mentais altos: Pensamento analógico, pensamento transitivo, relações lógico-formais, pensamento hipotético inferencial.

Num primeiro momento você aprenderá como ler instruções verbais; como identificar as analogias; como padrões são construídos e repetidos; como utilizar e ocupar os tempos e os espaços. Bem como aprender analisar estruturas, criar hipóteses e testá-las. Ampliar estratégias de resolução de problemas e desafios. 

 

Publico Alvo: universitários, pessoas que fazem provas de concursos, cuidam de empresas, empreendedores, profissionais que lidam com tecnologia. 

​

Estruture

 Estruture â€‹

FORMAÇÃO PARA PAIS

Os pais são mediadores naturais. São eles que filtram, organizam e demonstram intencionalidade ao transmitir cultura para a próxima geração. 

​

O começo, o novo, a estruturação, o recomeço, e a reestruturação... essas palavras apontam que sempre será possível recomeçar.

Dentro das relações humanas, em especial entre pais, mães e seus filhos e filhas, a noção de que sempre é possível modificar é essencial. Acreditar no recomeço, no novo, de que existem várias possibilidades para se resolver um mesmo assunto trás leveza, flexibilidade nas relações familiares.

​

Assim, o Programa Estruture propõe um momento para pensar sobre o funcionamento cerebral nas relações familiares, para entender as funções distintas dentro da estrutura familiar, as formas diferentes que cada um processa a informação. 

​

O trabalho deste programa se desenvolverá em módulos baseados nos tópicos abaixo:

 

I - Teoria da Modificabilidade Cognitiva

Todos ser humano tem um potencial de aprendizado que pode ser desenvolvido.

​

II- Funções Cognitivas

As habilidades e funções do nosso cérebro

​

III- Aprendizagem Mediada

​

É através da interação com o mediador que as funções cognitivas são estimuladas e o processo de aprendizagem acontece.

​

IV- Modalidades de Linguagem - Pacificando Relações

 

Cada um interpreta a vida de maneira própria

Quando entendemos a linguagem do outro e o modo como ele enxerga a vida, podemos usar a mesma língua.

Esse entendimento é o que permite a pacificação das relações.

​

V- Experiência da Mediação

​

Durante a formação, os pais passarão, na prática, pela experiência da aprendizagem mediada.

Previna

 Previna 

​

O número de pessoas idosas está crescendo, este fato exigirá esforços para manter a qualidade de vida destas pessoas.

 

Neste sentido, o  Programa Previnir, com foco nas funções cognitivas perdidas ou em declínio, contribuirá para restaurar as funções cognitivas e também atuará na prevenção de doenças degenerativas ligadas ao funcionamento cerebral. 

 

Público alvo: Pessoas à partir de 58 anos, cuidadores de idosos.

 

Conteúdo: Mediação; PEI; Neuroplasticidade.

s

Restabeleça

 Reestabeleça 

​

Este programa se destina à adolescentes e adultos que tiveram suas funções cognitivas afetadas por acidentes cardiovasculares ou lesões cerebrais.

​

Para que estas pessoas se recuperem de traumas cerebrais, os quais afetaram suas habilidade cognitivas e funcionais, oferecemos a AMC (Avaliação de Modificabilidade Cognitiva) e o PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) para investigar como estão as funções cognitivas, bem como mediar as funções que estão frágeis, com o objetivo de potencializar o funcionamento cerebral, como também o pensamento da pessoa.

​

Nestes casos de lesões cerebrais, numa visão ampla de reabilitação, indica-se um trabalho multidisciplinar. Para isso, contamos com a parceria de outros profissionais.

​

A família da pessoa também receberá um atendimento para entender o trabalho que será realizado, bem como uma orientação sobre como proceder durante o trabalho de reabilitação. 

"Toda pessoa é única, por isso precisa que suas necessidades de reabilitação sejam atendidas "

Brain Injyry Reabilitation 

Feuerstein Institute 

bottom of page